Moçambique

Por que Moçambique?

Moçambique vivenciou anos de violência até conquistar sua independência de Portugal em 1975. Guerras civis perduraram por mais duas décadas, destruindo casas, escolas e hospitais, deixando milhares de mortos e obrigando mais de cinco milhões de famílias a deixarem suas casas. Atualmente, a agricultura é a principal fonte de renda da população, que é constantemente afetada por secas e inundações devastadoras. Além disso, a população convive com altos índices de cólera e HIV/Aids, este último deixando mais de 330 mil crianças órfãs até o ano 2000.

ActionAid em Moçambique

Em 1987, quando a ActionAid começou a atuar no país, o principal apoio foi dado à população desalojada pelas guerras civis. Atualmente, apoiamos comunidades locais a conquistarem seus direitos, como alimentação, educação e serviços básicos necessários, auxiliando-as a planejarem o seu futuro.

Região apoiada

Apoiamos duas regiões em Moçambique: Mocuba e Lugela. Ambas vivem em extrema pobreza e o acesso a serviços básicos, como água, saneamento, estradas, hospitais e escolas, é precário. A maioria das crianças precisa caminhar em torno de quatro a cinco horas até chegar à escola. A dificuldade de acesso às instituições de ensino contribui ainda mais para uma alta taxa de analfabetismo. Uma das principais causas de mortes entre as crianças é a pouca oferta de água potável.

Para saber mais acesse: www.actionaid.org/pt/mozambique