Gâmbia

Por que Gâmbia?

A Gâmbia é um dos menores países da África, infelizmente isso não indica que sua população sofra menos com a pobreza: aproximadamente um terço vive abaixo da linha de pobreza.

Apesar da presença do rio Gâmbia, que atravessa o centro do país, apenas um sexto da terra do país é arável e a qualidade pobre do solo levou à predominância de uma única cultura: o amendoim. Isso faz com que a Gâmbia fique suscetível à variação da produção e dos preços de exportação.

ActionAid em Gâmbia

Na Gâmbia, a ActionAid atua no distrito de Niamina desde 2006. Lá, ao menos 56% das famílias vivem em situação de pobreza extrema.

Na região, o índice de analfabetismo entre adultos é de 65%. Não há escolas adequadamente equipadas e o número de professores não é suficiente. No que diz respeito à saúde pública, o hospital mais perto das comunidades locais está a 25 km de distância e a ausência de saneamento básico causa constantes casos de doenças por água contaminada, principalmente a malária.

Região apoiada

O trabalho da ActionAid na comunidade está focado em três pilares: alimentação, mulheres e educação. Para alimentação, se destaca o desenvolvimento de técnicas que garantam a prática contínua da agricultura de subsistência. O trabalho com mulheres está centrado na capacitação para geração de renda e na promoção da igualdade entre gêneros. No que diz respeito à educação, é essencial aumentar o número de escolas nas áreas rurais e garantir o acesso de meninas à escola.

 

Para saber mais acesse: http://www.actionaid.org/gambia